Projetos


O que é:
O Cine Maloca é uma ação itinerante de jovens da comunidade Nordeste de Amaralina, vinculados à Associação de Moradores do Nordeste de Amaralina, que propõem a disseminação de informações culturais e políticas de interesse comunitário veiculados na rede mundial de computadores e em outros meios de comunicação de massa alternativos e utilizando meios audiovisuais para a conscientização e mobilização das pessoas em torno dos principais problemas que afetam a sociedade atual, sobretudo as comunidades pobres, tais como a desigualdade social, corrupção, violência, tráfico de drogas, entre outros.

Objetivo:
O objetivo do projeto é levar informações acerca da realidade de comunidades pobres vivenciados em diferentes locais e contextos do Brasil através de documentários e filmes produzidos com temática alternativa a fornecida pelos grandes meios de comunicação. Nesse sentido, espera-se que as pessoas reflitam coletivamente sobre os problemas que lhes afetam e, ou que podem afetar as suas vidas, evidenciando os principais responsáveis envolvidos na origem dessas questões. A partir dessa perspectiva busca-se provocar a reflexão da população acerca de seu papel na transformação de sua própria realidade, através da promoção do conhecimento, da mobilização, organização e luta comunitária.

Justificativa:
Percebe-se, na maioria das comunidades pobres, a carência de informações e a passividade da população com a realidade a sua volta. Muitas vezes esse fator é utilizado para a manipulação das pessoas e a conservação do status quo. Deste modo o Cine Maloca deverá ser uma ferramenta de informação da comunidade, uma mídia alternativa que induza a reflexão crítica e o debate sobre a origem política dos problemas das comunidades carentes.    

Metodologia:

Inicialmente serão selecionados os filmes e documentários a ser transmitidos. A proposta é que esses vídeos, filmes e documentários sejam projetados nos finais de semana, preferencialmente aos sábados. Os vídeos serão passados em diversos locais da comunidade (praças, ruas, escolas, postos de saúde, associações de moradores, clubes de mães etc.) a cada final de semana, de modo a atrair o maior número de pessoas. Após a exibição serão provocados os debates sobre os principais pontos dos vídeos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cartilha com experiência conjunta entre UFBA e moradores do Nordeste de Amaralina é lançada

A situação de abandono dos bairros populares de Salvador e o caso do Nordeste de Amaralina

Policia Militar impede a mostra de video-documentário sobre a morte do garoto Joel para a comunidade do Areial no Nordeste de Amaralina.