Saúde na UTI!


A saúde do Nordeste de Amaralina pede socorro!

Esta é a placa da Unidade de Saúde de Família do Vale das Pedrinhas, localizada na rua do gás, que deveria estar sendo construída desde o dia (17/03/2014) pela Prefeitura Municipal de Salvador segundo a própria placa. Hoje, 01/04/2014, ainda não haviam sinais de início de obras, apenas lixo espalhado por todos os lados na rua do gás, um cenário que já é comum para os moradores. Vale lembrar também que o PRAZO DE CONSTRUÇÃO DESSA USF É DE 300 DIAS, JÁ ESTÁ ATRASADA!

Resta saber se com a construção dessa unidade, caso aconteça, a Prefeitura irá resolver o problema crônico da regularização e ampliação da coleta de lixo, da drenagem de água da chuva e o esgoto que afetam a região da rua do gás.

Além disso, estamos com uma demanda urgente de saúde no bairro. Neste exato momento duas das três unidades de saúde existentes no bairro estão fechadas.

A unidade de Santa Cruz está fechada por conta da limpeza da caixa d'água, devido a uma contaminação causada por fezes de pombos, fato que fez a população se revoltar e cobrar solução imediada da Prefeitura. Estamos aguardando a reabertura marcada, segundo a Prefeitura, para a próxima segunda-feira 08/04.

A unidade de saúde do Nordeste está fechada, por conta de uma reforma.

E, por fim, unidade recém inaugurada no Vale das Pedrinhas, o multi centro, está dando dor de cabeça para população, devido ao seu excesso de demanda. Há imensas filas de moradores no período da manhã aguardando atendimento, fato que denuncia pelo menos duas situações:

1) Não houve um estudo de demanda nem planejamento de saúde antes da inauguração, ou seja a Unidade não atende a demanda do bairro (Unidade de saúde de fachada?)

2) Devido ao fechamento das duas outras unidades (Nordeste e Santa Cruz) a demanda se concentrou naquela unidade

Os moradores estão se organizando para pressionar a Prefeitura para que tenhamos saúde PÚBLICA, DE QUALIDADE E GRATUITA, como diz a nossa Constituição Federal!

Continuamos na luta!

Participe da nossas reuniões todas as terças-feiras, às 19:00h na Paróquia Santo André!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cartilha com experiência conjunta entre UFBA e moradores do Nordeste de Amaralina é lançada

A situação de abandono dos bairros populares de Salvador e o caso do Nordeste de Amaralina

Policia Militar impede a mostra de video-documentário sobre a morte do garoto Joel para a comunidade do Areial no Nordeste de Amaralina.