A Região Nordeste de Amaralina

O Nordeste de Amaralina é um dos bairros mais antigos de Salvador. Originado da antiga colônia de pescadores do Rio Vermelho e Amaralina, o bairro é formado do Nordeste antigo e por mais três grandes localidades: Santa Cruz, Vale das Pedrinhas, Chapada do Rio Vermelho, gerando a Região Nordeste de Amaralina. A região fica localizada no Sul da Cidade de Salvador, entre as localidades: Pituba, Rio Vermelho, Brotas e Amaralina. 

A figura abaixo apresenta a localização.

Fonte: CONDER, 1992; CIAGS/UFBA; SEMA, 2009.


Segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2010) a região possui 77.024 mil habitantes e cuja população é composta majoritariamente pela população negra. Sofre dos principais problemas  que atinge os bairros populares de Salvador. 

Alta taxa de desemprego, renda baixa, escolas desestruturadas, postos de saúde funcionando precariamente, falta de saneamento básico, lixo, esgotos a céu aberto, muita violência policial e consumo e tráfico de drogas que envolve principalmente os jovens. A AMNA foi fundada na década de 80, no calor das lutas pela redemocratização do país e da luta contra a carestia. Desde seu nascimento atuou firmemente na defesa do direito a moradia, das condições dignas de vida, mobilizando e empreendendo lutas coletivas por saúde, educação, cursos profissionalizantes, mais trabalho, mais emprego, salários dignos para a maioria  além de buscar sempre a união, organização e conscientização política dos moradores do bairro. 


Foto: Patrik Gronostaj

A AMNA compreende que a luta não pode ser isolada e que a maioria dos bairros de Salvador vive a mesma realidade de abandono, por isso é filiada a Federação de Associações de Bairros de Salvador  FABS e sempre participou das lutas gerais da cidade, buscando a articulação com Sindicatos de Trabalhadores, Agencias Internacionais (UNICEF, UNESCO), Universidades (UFBA, UEFS, UCSal, Ruy Barbosa), Movimentos Sociais e de Direitos Humanos (Mulheres, Crianças e Adolescentes, LGBTS, Sem Teto, Sem Terra) e  Forças de Esquerda. Sempre buscou  participar dos Conselhos de Saúde, da Cidade, de Defesa dos Direitos Humanos.    

Comentários

  1. Oi boa tarde meu nome é Edson Leandro sou de( Propriá) Sergipe, tenho 21 anos venho aq pedir informações sobre uma moradora ou algum parentesco de uma mulher, pois essa mulher tem o nome de Maria Juvita Nunes seria a mãe de minha avó, queria saber noticias ou algo q possa me ajudar a encontra-la,pois minha avó foi trazida para sergipe com 15 dias de nascida e até hj ela nunca viu a mãe, a unica coisa q sei sobre ela é que Maria juvita Nunes mora nesta cidade numero da casa 14, caso alguém possa me ajudar com alguma informação meu Facebook é Edson Leandro Email- nightscorpion02@yahoo.com.br numero para contato 079-9607-1671 estou aq para saber qualquer informação pois queria trazer essa alegria para minha avó por favor quem poder ajudar agradeço desde já

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Cartilha com experiência conjunta entre UFBA e moradores do Nordeste de Amaralina é lançada

A situação de abandono dos bairros populares de Salvador e o caso do Nordeste de Amaralina

Policia Militar impede a mostra de video-documentário sobre a morte do garoto Joel para a comunidade do Areial no Nordeste de Amaralina.