Vitoria do Povo Unido: Exibimos o Video para a Comunidade do Areial e Boqueirão do Nordeste de Amaralina



















A Luta continua: Pelo fim da impunidade e contra a morte de centenas de jovens negros e pobres que morrem diariamente nos bairros populares de Salvador.

Obrigado.

Graças a corrente de solidariedade que se formou na cidade, pudemos exibir para a Comunidade, no largo do Areal / Boqueirão, localidade do Nordeste de Amaralina, o vídeo que conta a história do assassinato do Menino Joel por Policiais Militares. A Associação de Moradores do Nordeste de Amaralina e o Projeto Cine Maloca em nome da comunidade agradecem a todas as pessoas, organizações e instituições que nesses dias se mobilizaram, divulgaram amplamente na internet e no boca-a-boca, se solidarizando, se posicionando contra a ação policial que impediu no dia a exibição do documentário.

Mesmo sob as fortes chuvas, jovens, mulheres, crianças, lideranças comunitárias acompanharam atentamente através do vídeo o relato sofrido de Mestre Ninha, da Mãe de Joel e de seu irmão contrastando com a insensibilidade do comandante da Policia Militar, do advogado da PM e do Governador Wagner afirmando que não culpa os policiais....
Apesar de desta vez não termos sido incomodado, ao fim do debate que se seguiu a apresentação, várias viaturas da policia invadiram o local com armas pesadas provocando pânico nos moradores.

Após o debate, foi realizado na sede da Associação de Moradores local um debate sobre a violência policial e as ações para enfrentá-la, denunciada a sanha da especulação imobiliária capitaneada pelo atual prefeito e os próximos passos, onde além das denúncias feita por moradores e lideranças, vários representantes de entidades como o Movimento Nosso Bairro é 2 de Julho, Quilombo X, Coordenação Nacional de Entidades Negras (CONEN), Afro-Gabinete de Articulação Instituicional e Jurídida (AGANJU), Associação Baiana de Imprensa (ABI), OAB/BA, Reaja ou será morto, Movimento Passe Livre (MPL), discutiram e fizeram propostas. O Cine Malóca foi também convidado pelas organizações para exibir o vídeo em outros locais fora do bairro.

O Cine Malóca reafirma o propósito de continuar a utilizar vídeo-documentários para conscientizar os moradores, uni-lo e mobilizá-los, preparando-os para irem para ruas e participarem das grandes lutas populares e sociais que se avizinham. Viva o povo no poder.

Nos próximos passos reexibiremos o vídeo no Boqueirão, continuaremos a exibir o vídeo em outras localidades do bairro, realizaremos uma manifestação para lembrar do garoto Joel no dia das crianças e promoveremos um grande evento simbólico no 20 de Novembro, dia da Consciência Negra.

Resistência e luta!

Contatos podem ser feitos pelo e-mail: cinemaloca@gmail.com, amna.luta@gmail.com, ou pela página do Cine Malóca no facebook “Cinemalóca”.

Salvador, 8 de setembro de 2013

Associação de Moradores do Nordeste de Amaralina               

Cine Malóca


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cartilha com experiência conjunta entre UFBA e moradores do Nordeste de Amaralina é lançada

A situação de abandono dos bairros populares de Salvador e o caso do Nordeste de Amaralina

Policia Militar impede a mostra de video-documentário sobre a morte do garoto Joel para a comunidade do Areial no Nordeste de Amaralina.