ABAIXO-ASSINADO CONTRA A DESATIVAÇÃO DOS POSTOS DE SAÚDE DR.OSVALDO CALDAS CAMPOS (SANTA CRUZ) E 15º. C.S. EDUARDO ARAÚJO (VALE DAS PEDRINHAS).


Moradores e Amigos:

A Comunidade do bairro do Nordeste de Amaralina, constituído pelas localidades Chapada do Rio Vermelho, Vale das Pedrinhas, Santa Cruz e Nordeste e representado pela Associação de Moradores do Nordeste de Amaralina AMNA vem denunciar ao Público o desmonte das três unidades de saúde localizados no Bairro promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de Salvador.

Há seis meses a Secretaria Municipal de Saúde ainda sob a gestão do então secretário, médico, empresário e dono de rede de Clínicas de Saúde, o ex-vereador Sr. Gilberto José. sob alegação de construir uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ordenou a desativação do 15o. Centro de Saúde Eduardo Araújo, no Vale das Pedrinhas, transferindo todos os profissionais de saúde para o C.S. Dr. Oswaldo de Caldas Campos, na Santa Cruz e para o 9o. CS Sabino Silva, no final de linha do Nordeste.

Até hoje o Posto do Vale das Pedrinhas (15o. CS), que já foi referencia em atendimento em Salvador está fechado, nada foi feito: não foi construída a UPA e o posto agora abandonado, deixou de atender a cerca de 40 mil habitantes moradores que residem na Chapada e Vale das Pedrinhas e que utilizavam seus serviços; os profissionais transferidos para outras unidades do bairro, em sua maioria, já não estão mais no bairro, pediram e já foram transferidos para outras unidades fora do bairro. O 9o. C S Prof. Sabino Silva, encontra-se tão sobrecarregado, que descumpre o princípio da universalidade do Sistema Unico de Saúde (SUS) e restringe  o acesso moradores do Vale, da Chapada e da Santa Cruz que precisam ser atendidos: os moradores tem que se cadastrar duas vezes (cartão - SUS e na Unidade) e para isso tem chegar as 3 horas da madrugada, enfrentar a fila e aventura, pois só são "liberadas" 30 fichas.

Como se isso não bastasse o atual Secretário Municipal de Saúde, Sr. José Antonio Rodrigues Alves, ao invés de implementar os serviços reivindicados a anos pela comunidade acaba de ordenar o fechamento do Posto da Santa Cruz (C S Dr.Oswaldo de Caldas Campos), que atualmente atende, graças ao apoio dos Agentes Comunitários, a cerca de 28 mil moradores da Santa Cruz.   O motivo alegado para o fechamento foi o alagamento recente do posto provocado pelas chuvas de quarta para quinta-feira última. Mas sabemos que à muito tempo os tecnocratas da Prefeitura insensíveis á necessidade da população vem tentando desativar os postos da Santa Cruz e do Vale. Nesses anos todos apesar de receber recursos suficientes do Governo Federal para a reforma e manutenção das unidades de saúde pouco ou quase nada foi realizado nos postos do bairro. Há mais de 10 anos os diversos Conselhos Locais de Saúde reivindicam da Secretaria Municipal de Saúde sem sucesso a reforma, ampliação, a compra de novos equipamentos, regularização do abastecimento de água, construção de caixa d´água e ampliação na cobertura, sala adequadas para o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) e para os usuários, assim como mais especialidades e mais médicos e outros profissionais para o posto. Nesse período as poucas intervenções realizadas foram paliativas apenas para justificar junto aos órgãos de controle a "aplicação" dos recursos recebidos via transferência FNS/FMS. 

Para resistir a mais esse abuso estamos passando um Abaixo-assinado CONTRA A DESATIVAÇÃO e pela manutenção e reforma das Unidades de Saúde do bairro, pela construção da UPA e pela implantação de Unidades da Estratégia de Saúde da Família e NASF no bairro. Também já encaminhamos representação junto à Defensoria Pública do Estado e ao Ministério Público Estadual e, por se tratar de recursos federais do SUS, vamos representar junto ao Ministério Público Federal, ao CNS e ao CNJ.

OBS.: O abaixo assinado encontra-se em posse dos membros da Associação de Moradores do Nordeste de Amaralina, para assiná-lo basta entrar em contato com os números abaixo.

Contatos: 
(71) 3452-5978 - Francisco Santana
(71) 3116-6094 / 9938-4982 / 8829-6824 - Tânia Palma / Maria Helena Ramos Belos


Salvador, 20 de abril de 2013
Associação de Moradores do Nordeste de Amaralina
Forum Comunitário de Combate à Violência FCCV

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cartilha com experiência conjunta entre UFBA e moradores do Nordeste de Amaralina é lançada

A situação de abandono dos bairros populares de Salvador e o caso do Nordeste de Amaralina

Policia Militar impede a mostra de video-documentário sobre a morte do garoto Joel para a comunidade do Areial no Nordeste de Amaralina.